Marketing para Restaurantes, Bares e Lanchonetes.

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Restaurantes, bares e lanchonetes, embora não sejam o mesmo tipo de negócio, eles partilham de um mercado similar e, de alguma forma, chegam a ser concorrentes entre si.

As estratégias de marketing adequadas para este ramo de negócios têm uma grande compatibilidade entre si e têm a particularidade de oferecerem uma grande abertura para produção de conteúdo e relacionamento com público.

Neste Ebook, iremos mostrar, de forma generalizada, maneiras e técnicas de levar a cabo estratégias de marketing para este mercado.

Obviamente, cada estabelecimento tem sempre que adaptar as suas campanhas à sua marca para que não corra o risco de ser igual às outras marcas.

A Identidade Visual, o uso da internet e mídias sociais são ferramentas indispensáveis para se destacar no mercado, principalmente nos dias actuais em que a maioria dos potenciais clientes está conectada nas redes sociais.

Então vejamos como realizar estratégias de marketing que possam gerar resultados para restaurantes, bares e lanchonetes.

 

 

 

 

Identidade Visual

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Identidade Visual

Todo produto ou serviço precisa de uma Identidade Visual para, não só atrair clientes, mas também se destacar dos demais concorrentes e manter uma sintonia no relacionamento com os seus fregueses.

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A Identidade Visual de restaurantes, bares e lanchonetes ca patente nos elementos de brandig, tais como outdoors, design do menu, cupões de descontos, letreiros, folders,

cartões de agradecimento, veículos de delivery, quadros expostos nas paredes, etc. Mesmo o conteúdo digital e documentos formais podem ser usados como elementos de branding para atrair um público diferenciado, seja de forma ampliada ou segmentada, o useja, para aumentar a abrangência ou para restringir o público alvo.

Os pro ssionais responsáveis pelas Identidades Visuais são os designers, mas é sempre importante o parecer das outras pessoas.

 

 

 

 

Mídia Social

Mídia Social

Mídia Social

Mais do que nunca, as mídias sociais estão em alta e é lá onde os potenciais clientes

trocam experiências, partilham momentos, procuram e recomendam lugares, produtos, serviços, contam histórias, reagem, se emocionam…em m, é nas redes sociais em a relação entre pessoas e negócios ocorre com maior frequência e a um custo mínimo,

tanto para as marcas assim como para os usuários.

Socializar-se com o público-alvo faz com que ele conheça mais a marca e sinta-se atraído pelos produtos e serviços oferecidos.

Restaurantes, bares e lanchonetes, por serem locais de socialização, e seus serviços serem de atendimento ao público, eles se adequam com muita facilidade nas redes sociais.

No entanto, as redes sociais não são todas iguais. É preciso que trace objectivos especí cos para cada rede e escolher o material apropriado para publicar.

 

Instagram

OInstagram é uma rede social em que os usuários partilham e apreciam fotos e vídeos sobre vários temas do dia-a-dia.

É apropriado para exibir fotos de pratos e bebidas com o objectivo de estimular o apetite dos usuários e expor a arte culinária e outros produtos servidos no estabelecimento.

Uma das boas formas de impulsionar as publicações, além de anúncios patrocinados, é publicar fotos de personalidades conhecidas e queridas pelo público, de forma a atrair os seus fãs e dar ao estabelecimento o ambiente de boa frequentabilidade.

 

Facebook

Facebook é uma rede de gande massa que permite contar histórias interessantes para atrair o público, construir uma reputação, popularizar produtos e serviços.

Uma das vantagens do facebook é o alto grau de segmentação de público, desde o mais abrangente até ao mais restrito que desejar.

Entre as várias funcionalidades disponibilizadas por esta rede social, encontra-se a ferramenta para criação de eventos, através da qual pode-se publicar eventos e convidar usuários.

Com o Facebook também pode expor fotos de eventos passados para que os usuários saibam sobre os acontecimentos ocorridos no estabelemento e se prepararem para uma próxima oportunidade. Ainda pode realizar concursos, oferecer promoções, interagir com o público e fazer anúncios.

 

SMS

OServiço de Mensagens Instantâneas é e caz para alertas imediatos, assim, pode ser usado para, por exemplo, avisar ao cliente o que será servido ao almoço ou mandar as opçoes disponível no dia. Pode ainda incluir um link no texto para encomendas online.

Este serviço permite ter um número personalizado e com nome a xado ao número, de modo que, mesmo que o cliente não tenha o número gravado, o nome do remetente apareça.

O serviço de envio de SMSs em massa suporta um número in nito de destinatários e oferece relatórios em tempo real.

 

Whatsapp

Por ser um aplicativo muito popular, o Whatsapp atinge um grande número de pessoas de forma instantânea. As mensagens podem viralizar com muita rapidez e em longo alcance.

O Whatsapp pode ser usado de diferentes formas para o marketing pelo facto de ele suportar vários tipos de cheiros, como vídeos, fotos, gifs e documentos diversos.

Além de ser usado de forma massiva, também pode servir para atendimento personalizado aos clientes.
Caso o objectivo seja viralizar, o conteúdo das mensagens devem ter o poder de estimular alguma emoção, seja para rir, comover ou impressionar.

 

 

 

 

Web

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Uma página web é a uma localização do estabelecimento no meio virtual. No website as pessoas cam a conhecer os produtos e os serviços que o restaurante,

o bar ou a lanchonete oferecem.
Encomendas podem ser feitas através do website, assim como pode- -se recolher contactos de pessoas interessadas para, posteriormente, usar-se os contactos para campanhas de marketing por Email, SMS ou Whatsapp.

Na página web, o visitante pode também ter acesso aos contactos, localização física do estabelecimento, galeria
de fotos, menú, agenda de eventos, entre outros.

Além das vantagens já mencionadas, um website transmite con ança ao público em relação a marca e permite que qualquer pessoa tenha acesso a qualquer momento e lugar.

 

 

 

 

Email

Email Marketing

Email Marketing

OEmail é uma das melhores formas de se comunicar com clientes, pois, através dele, temos contacto directo com as pessoas. Podemos mandar textos, imagens, vídeos, animações, links, e cada pessoa irá ver no momento que lhe for conveniente.

Usar o Email como ferramenta de marketing tem inúmeras vantagens, já que podemos usar as funcionalidades dos Emails para mandar fotos de produtos, descrições, menús, agendas de eventos, promoçoes, convites, etc.

Os emails podem ser personalizados seguindo a identidade visual de cada marca ou de cada tema da mensagem ou ainda por cada propósito da campanha de marketing, para permitir um maior engajamento do cliente com a marca.

Usando técnicas de Design e de Marketing Digital, os Emails são personalizados ao nível visual e de discurso.
O Email Marketing também permite a segmentação de público para que os Emails sejam enviados a determinados grupos de pessoas que seja ideais para determinadas campanhas.

 

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